Sistemática

flor2A sistemática é o ramo da biologia que estuda e identifica agrupamentos e biodiversidade dos organismos vivos.
A classificação e a nomenclatura são os campos mais notáveis da sistemática ; onde a Classificação classifica e estuda as entidades biológicas , e precede a nomenclatura , sendo totalmente independente desta .
A Nomenclatura é o ramo que dá os nomes corretos para as mesmas entidades .
É na Nomenclatura onde encontramos a Etimologia que é o ramo que explica a origem dos nomes das entidades estudadas .
Estes nomes , podem Ter origem grega ou latina ; serem simples ou compostos , e devem ser sempre escritos em Itálico , onde o nome do gênero é sempre escrito com a primeira letra Maiúscula e o nome da espécie é sempre escrito em minúsculo ( Ex.: Laelia purpurata Lindley)
Após o nome de gênero e espécie , vêm sempre o nome de seu Classificador .
Os tipos mais conhecidos para a classificação de orquídeas são :
O Sistema de Linnaeus ou Sistema Artificial ; pois trata somente do numero de estames que a planta possui.
O Sistema de Bernard e Antoine Jussieu ou Sistema Natural ; que estuda a organização da planta como um todo , sua afinidade , suas características vegetativas e reprodutoras .
O sistema Filogenético que é o utilizado atualmente , examina em profundidade as variações das espécies , em sua evolução , estabelecendo as bases do relacionamento genético entre elas .
As orquídeas , pertencem ao Tipo dos fanerógamos , Subtipo dos angiospermos , e classe dos monocotiledôneos , e a Família Orchidaceae , é constituída pôr cerca de 35.000 espécies distribuídas em mais de 2.500 gêneros .
São plantas herbáceas perenes , terrestres ou epífita , com distribuição mundial ( menos nos pólos ; a orquídea Corybas macranthuus é a espécie mais austral do planeta , vegeta na Ilha de Macquire que esta localizada a aproximadamente 1.300km da Antarctica . ) .
Dada esta enorme variedade de plantas , tornou-se obrigatório dividi-las em Família , 2 Subfamílias , 2 divisões , 5 Tribos , 2 Séries , 2 Subsérie , 85 Subtribos , + de 2.500 Gêneros , 35.000 Espécies , Subespécies e uma infinita forma de Variedades .